Operação Catrimani: Megaoperação de combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami recolhe combustíveis e apreende equipamentos de comunicação clandestinos.

Uma megaoperação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami foi realizada com sucesso, resultando na apreensão e destruição de combustíveis, motores e meios de transporte ilegais. Além disso, 24 antenas da Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, empresa de Elon Musk, foram confiscadas, pois eram utilizadas por criminosos para se comunicarem dentro do território.

Os dados dessa importante operação foram divulgados nesta sexta-feira (12) pela Casa de Governo em Boa Vista, base fixa do executivo federal em Roraima, responsável por acompanhar de perto a situação dos indígenas yanomamis. A ação contou com a participação de 343 agentes, a maioria militares, que realizaram 312 ações de inteligência, fiscalização e repressão para desmobilizar a logística de apoio ao crime.

A operação Catrimani das Forças Armadas teve início no dia 4 de março e se estendeu até 10 de abril, envolvendo diversos órgãos como ministérios, agências nacionais, Polícia Federal e Ibama. Durante a ação, foram destruídos 200 motores, 36 geradores de energia, 49 acampamentos, e inutilizados mais de 38 mil litros de óleo diesel e 6,6 mil litros de gasolina de aviação.

A ANP fiscalizou pontos de abastecimento de combustíveis, a Anac inspecionou 121 aeronaves, e agentes federais recolheram três balsas e destruíram outras 12 utilizadas no transporte fluvial do garimpo. Além disso, foram apreendidos mais de 114 quilos de mercúrio e 7,3 toneladas de cassiterita, materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Essa intensa operação faz parte de um plano mais abrangente do governo para combater o garimpo ilegal na TI Yanomami, que incluiu o estabelecimento da Casa de Governo em Boa Vista, a primeira fase da Operação Catrimani, e a liberação de R$ 1 bilhão em crédito extraordinário. Com aproximadamente 27 mil indígenas vivendo na região, a Terra Indígena Yanomami é a maior do Brasil em extensão e população, sendo vital para a preservação da cultura e do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo