A decisão de reviver o Salão do Automóvel veio após uma pressão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a inauguração da nova sede da Anfavea, localizada na zona sul da capital paulista. Lima destacou que estão sendo avaliadas questões de espaço e logística para garantir o sucesso do evento, que é visto como uma necessidade para expor as tecnologias do setor automotivo para consumidores e o mundo.
Além disso, o presidente da Anfavea falou sobre os desafios da indústria automobilística, como os preços elevados dos carros nacionais e a meta de produção de três milhões de veículos por ano. Lima atribuiu o aumento nos preços dos carros nacionais, em parte, ao cenário de taxas de juros mais altas nos últimos anos, o que encareceu o custo do crédito para os consumidores.
Para ajudar a diminuir os preços dos carros nacionais, a indústria automobilística planeja aumentar a produção. Lima destacou que, se considerarmos a inflação, um carro popular da época do presidente Itamar Franco estaria custando mais de R$ 80 mil nos dias de hoje, sem levar em conta as tecnologias atuais presentes nos veículos.
Com novos investimentos anunciados pelos fabricantes e um ciclo de investimentos que já ultrapassa os R$ 123 bilhões desde 2021, a indústria automobilística brasileira está alinhada para atender à demanda do mercado interno e promover o crescimento do setor nos próximos anos. A expectativa é grande para o retorno do Salão do Automóvel e para as possíveis novidades que ele trará para o setor automotivo do país.