O projeto, financiado pela ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha 9-esmeralda do trem, representa um investimento de R$ 3,8 bilhões na estrutura e em seu entorno. Antes da construção da passarela, os ciclistas que saíam do parque Villa-Lobos precisavam percorrer um longo desvio de cerca de 6 km por vias com intenso movimento de veículos para acessar a ciclovia.
A inauguração da passarela foi marcada pela presença de dezenas de pessoas, ansiosas para testar essa nova infraestrutura. A professora Fernanda Góes, de 40 anos, celebrava o novo acesso, destacando que é mais um passo para uma cidade mais ativa e saudável. Seu marido, Guilherme Melo, de 35 anos, que pedala na região há uma década, compartilhou que sempre enfrentou dificuldades para chegar à ciclovia, mesmo estando tão perto.
Essa passarela era uma reivindicação antiga dos ciclistas, que desde 2011 mencionavam a escassez de acessos ao longo da ciclovia do rio Pinheiros, que possui 21,5 km de extensão. Até a inauguração da nova passagem, existiam apenas nove entradas ao longo do percurso. Na zona oeste da cidade, dois acessos estão localizados entre as pontes do Jaguaré e Estaiada, além de uma entrada próxima à USP. Já na zona sul, há uma entrada pelo parque do Povo e outras cinco entre a estação Granja Julieta e a avenida Miguel Yunes.
Com a inauguração desta passarela, os ciclistas terão mais facilidade e segurança para acessar a ciclovia do rio Pinheiros, contribuindo para uma cidade mais sustentável e incentivando a prática do ciclismo como meio de transporte na capital paulista.