Presidente do TRE-RJ convoca eleitores fluminenses para cadastrarem biometria antes do prazo final em maio

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, fez um pronunciamento nas emissoras de televisão abertas do estado na última quarta-feira (10), convocando os eleitores fluminenses a realizarem o cadastro biométrico. A iniciativa tem como objetivo alcançar 100% de eleitores do estado cadastrados com a biometria, que consiste no reconhecimento da identidade por meio da leitura da impressão digital.

De acordo com o TRE-RJ, mais de 4 milhões de eleitores, correspondente a um terço do total, ainda não possuem seus dados biométricos registrados na Justiça Eleitoral. O desembargador Figueira destacou a importância da biometria para a segurança das eleições, enfatizando que a coleta das digitais aumenta a garantia do eleitor e dos envolvidos no processo eleitoral, além de contribuir para evitar filas no dia da votação.

Os eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico podem comparecer a um dos 165 cartórios eleitorais do estado ou a uma das 18 centrais de atendimento ao eleitor. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas através do Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000. O prazo para o cadastramento biométrico se encerra em 8 de maio, e os eleitores podem verificar se sua impressão digital está cadastrada no site do TRE.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que para os eleitores que tirarem o título pela primeira vez, a coleta da impressão digital é obrigatória. Já para os demais eleitores, a biometria ainda não será obrigatória na votação da próxima eleição, marcada para outubro deste ano. Além disso, o dia 8 de maio também marca o prazo final para qualquer alteração no cadastro eleitoral ou mudança de local de votação, sendo que serviços que não requerem biometria podem ser realizados no site Título Net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo