De acordo com o TRE-RJ, mais de 4 milhões de eleitores, correspondente a um terço do total, ainda não possuem seus dados biométricos registrados na Justiça Eleitoral. O desembargador Figueira destacou a importância da biometria para a segurança das eleições, enfatizando que a coleta das digitais aumenta a garantia do eleitor e dos envolvidos no processo eleitoral, além de contribuir para evitar filas no dia da votação.
Os eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico podem comparecer a um dos 165 cartórios eleitorais do estado ou a uma das 18 centrais de atendimento ao eleitor. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas através do Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000. O prazo para o cadastramento biométrico se encerra em 8 de maio, e os eleitores podem verificar se sua impressão digital está cadastrada no site do TRE.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que para os eleitores que tirarem o título pela primeira vez, a coleta da impressão digital é obrigatória. Já para os demais eleitores, a biometria ainda não será obrigatória na votação da próxima eleição, marcada para outubro deste ano. Além disso, o dia 8 de maio também marca o prazo final para qualquer alteração no cadastro eleitoral ou mudança de local de votação, sendo que serviços que não requerem biometria podem ser realizados no site Título Net.