Atualmente, o viaduto está parcialmente liberado, com uma pista disponível para quem segue em direção à Avenida dos Estados e duas pistas liberadas para acesso à Avenida Prestes Maia, no sentido São Bernardo. A substituição dos aparelhos de apoio é crucial para aumentar a vida útil do viaduto e permitir que as pistas suportem mais carga diariamente.
As antigas placas de amortecimento, que tinham em média 40 anos de uso e estavam deterioradas, estão sendo substituídas por novas estruturas compostas por aço e neoprene. Para realizar esse trabalho, estão sendo utilizados macacos hidráulicos capazes de elevar o viaduto e substituir as peças. São 10 equipamentos no total, capazes de suportar 2 mil toneladas de peso e garantir a realização segura da modernização do viaduto.
O processo de substituição das placas de amortecimento envolve 36 pilares do Viaduto Castelo Branco e requer a realização de 96 operações distintas para elevar o viaduto e aplicar as novas estruturas. Com isso, a expectativa é de que o viaduto esteja completamente pronto para o tráfego no prazo estipulado.
Essas obras de modernização são fundamentais para garantir a segurança dos motoristas que utilizam o viaduto diariamente, bem como para prolongar a vida útil da estrutura, proporcionando mais eficiência e capacidade de suporte. A conclusão desse projeto representa um avanço significativo para a mobilidade urbana na região.