Os efeitos da frente fria também devem atingir parte do Sudeste do Brasil, trazendo pancadas de chuva e queda nas temperaturas a partir da noite de quinta-feira (11) e ao longo do dia de sexta-feira (12). Em São Paulo, por exemplo, a máxima prevista de 30°C para quarta-feira cairá para 26°C na sexta-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na capital paulista, onde as chuvas têm sido frequentes nos últimos dias, as precipitações devem diminuir um pouco nesta quarta-feira. No entanto, o clima continuará abafado, com umidade em torno de 60%, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo. As temperaturas médias devem ficar entre 19°C e 28°C.
Enquanto o Inmet conta com uma estação meteorológica no mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, o CGE calcula as médias a partir de estações distribuídas pela cidade. A Defesa Civil alerta que o calor e as temperaturas elevadas estarão presentes em grande parte do estado, com máximas de 30°C em cidades como Ubatuba, Ilhabela, Santos e Praia Grande.
No Centro-Oeste do Brasil, as pancadas de chuva devem persistir em regiões como Cuiabá e divisa entre Mato Grosso e Goiás. Já na Bahia, a capital Salvador terá pancadas isoladas, enquanto o interior do estado e estados como Pernambuco, Alagoas e Sergipe não têm previsão de chuva.
No Sul do Brasil, onde a frente fria chega primeiro, as temperaturas devem variar entre 18°C e 27°C em Curitiba, 21°C e 25°C em Porto Alegre e 22°C e 28°C em Florianópolis. O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para a possibilidade de pancadas de chuva intensas em áreas da região Norte, com máximas de 33°C em Manaus, 32°C em Belém e 33°C em Palmas.