De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, até quinta-feira os dias continuarão quentes, com muita nebulosidade e pancadas de chuva que podem atingir os 60 milímetros. Na sexta-feira, está prevista uma queda nas temperaturas na capital paulista, com as máximas caindo de 29°C e 27°C para 23°C, e as mínimas chegando a 18°C.
Para esta terça-feira, o CGE alerta para chuvas moderadas com raios e rajadas de vento, aconselhando a população a evitar vias alagadas e se afastar de áreas com risco de desabamento durante os temporais. Na quarta-feira, apesar do tempo nublado, as temperaturas continuarão altas, atingindo os 28°C, com previsão de chuvas rápidas e isoladas na Grande São Paulo.
No Norte do país, as pancadas de chuva podem superar os 80 milímetros em áreas de Amazonas, Pará e Tocantins. Já no Nordeste, as maiores quantidades de chuvas são esperadas para o norte de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e interior da Paraíba. Em Salvador, as chuvas devem continuar ao longo da semana, com máximas variando de 28°C a 30°C.
No Centro-Oeste, as maiores concentrações de chuva são esperadas em Mato Grosso do Sul, com Goiás e o Distrito Federal prevendo menos precipitações. Em Cuiabá, a previsão é de um dia bastante quente na quarta-feira, com temperaturas chegando a 34°C.
Na região Sudeste, o tempo deve permanecer quente e seco, com destaque para as chuvas previstas para São Paulo e Rio de Janeiro, com maior probabilidade de ocorrência no fim de semana. No Sul, uma frente fria trará fortes chuvas para Santa Catarina e Paraná ao longo da semana, com o Rio Grande do Sul tendo pancadas mais intensas no fim de semana, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Em Curitiba, a máxima que chega a 26°C nesta terça-feira, deve cair para 20°C na sexta-feira.