Indústria ferroviária brasileira se recupera e projeta crescimento em 2024 após zerar a produção de carros de passageiros em 2022.

A indústria ferroviária brasileira, após passar por um período de queda na produção de carros de passageiros em 2022, está se recuperando e projeta crescimento para este ano. De acordo com a Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), a estimativa é de que sejam fabricadas 45 locomotivas em 2024, o que representa um aumento de 45,16% em comparação com o ano anterior, que teve 31 unidades comercializadas.

Os vagões de cargas também devem apresentar crescimento, com uma previsão de aumento de 25,89% em relação aos 1.271 fabricados em 2023, chegando a 1.600 vagões neste ano. Já os carros de passageiros devem manter a produção do ano passado, com 291 unidades, um número significativamente maior do que os anos anteriores.

Em 2020, foram produzidos 72 carros de passageiros, número que caiu para 35 em 2021 e chegou a zero em 2022. Este último ano foi o primeiro desde 1997 em que a fabricação de carros de passageiros ficou zerada. No entanto, agora a indústria está se recuperando, com exportações para Taipei, Bucareste e Santiago, o que está impulsionando o setor.

O presidente da Abifer, Vicente Abate, ressaltou a retomada da indústria de passageiros, com encomendas de linhas do metrô paulistano e exportações em andamento. Projetos como o aeromóvel de Guarulhos e o leilão do trem entre São Paulo e Campinas também estão contribuindo para o crescimento do setor, que está otimista em relação ao futuro.

Com a capacidade instalada da indústria nacional ajustada para atender à baixa demanda dos últimos anos, a expectativa é de um crescimento gradual nos próximos anos, tanto na produção de carros de passageiros quanto de vagões cargueiros. O setor é considerado estratégico para o país e deve continuar crescendo e se desenvolvendo a médio e longo prazo.

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