Senador Humberto Costa busca solução para drama de famílias em imóveis com risco de desabamento em Pernambuco.

O senador Humberto Costa (PT-PE) fez um pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (3) abordando o drama de cerca de 40 mil famílias que vivem em mais de 5 mil imóveis com risco de desabamento em Pernambuco, conhecidos como prédios-caixão. O senador demonstrou confiança em um desfecho positivo para essa situação e ressaltou que tem buscado apoio para resolver o problema.

Na qualidade de presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Humberto Costa visitou os locais e conversou com os moradores, além de se reunir com autoridades no estado e em Brasília, incluindo ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e representantes do Ministério da Fazenda e da Caixa Econômica Federal (CEF). Ele enfatizou a necessidade de um acordo que possibilite indenizar as famílias afetadas, realocá-las em programas habitacionais, desocupar rapidamente os imóveis condenados e ainda habitados, garantindo abrigo social aos residentes, além de demolir os prédios em risco para evitar novas tragédias.

Segundo o senador, existem 522 imóveis em situação crítica, sendo que 17 já desabaram, resultando na morte de 54 pessoas no estado. O Instituto Tecnológico de Pernambuco aponta que mais da metade desses imóveis tem um risco considerado muito alto de desabamento, com 153 deles em iminente perigo. Humberto Costa destacou que as ações judiciais referentes a esses problemas ultrapassam 8 mil e se arrastam há décadas pelos tribunais estadual e federal sem uma solução satisfatória.

O senador encerrou seu discurso expressando confiança em uma solução rápida e eficaz para essas famílias que vivem sob constante ameaça e reforçou seu compromisso em buscar apoio e encontrar alternativas para garantir a segurança e a dignidade dessas pessoas. A questão dos prédios-caixão em Pernambuco permanece como um desafio urgente a ser enfrentado pelas autoridades competentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo