Inep divulga resultados do IGC 2022: 27,7% das instituições de ensino superior tiveram melhor desempenho, aponta avaliação.

Nesta terça-feira (2), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que avaliou quase duas mil instituições de educação superior, tanto públicas quanto privadas. De acordo com o levantamento, 27,7% das instituições (554) tiveram o melhor desempenho, alcançando as faixas 4 e 5 do indicador. Por outro lado, 60,3% alcançaram nota 3; 11,7% (234) ficaram na faixa 2 e apenas 0,3% (6) na faixa 1, com o conceito mais baixo.

As instituições públicas federais se destacaram no relatório, sendo que 94 das 111 avaliadas alcançaram IGC 4 ou 5, sem nenhuma delas ficando nas faixas 1 e 2. Por sua vez, as instituições comunitárias viram um aumento significativo, passando de 31 para 39 na pontuação entre 2018 e 2022. Já as instituições privadas com fins lucrativos, representando 53% do total avaliado (1.503 instituições), tiveram um aumento de 183 para 215 instituições com IGC igual a 4 ou 5 no mesmo período.

O IGC é calculado a partir das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos conceitos Capes dos cursos de pós-graduação stricto sensu, levando em consideração o número de matrículas em cada curso. Segundo o Inep, as instituições que oferecem cursos de mestrado e doutorado se destacaram nas faixas 4 e 5 do indicador, demonstrando uma maturidade institucional relevante.

Além do IGC, o Inep também divulgou resultados de outros indicadores de qualidade da educação superior. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avaliou quase nove mil cursos de graduação, sendo que 35,9% obtiveram desempenho entre as faixas 4 e 5, enquanto 54,4% ficaram na média (3). O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mostrou que as instituições públicas federais, estaduais e comunitárias se destacaram nas faixas superiores, com mais de 30% dos cursos atingindo níveis 4 e 5, analisados em uma amostra de 7.569 cursos.

Os resultados indicam um crescimento no número de docentes com mestrado e doutorado nas instituições de ensino, além de uma avaliação positiva dos estudantes em relação às condições oferecidas para os cursos de graduação. A qualidade do ensino superior no Brasil parece estar em ascensão, à medida que mais instituições buscam um alto padrão de excelência acadêmica.

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