O curso terá a duração de quatro anos, divididos em duas etapas. Os estudantes passarão por um ciclo básico de um ano e meio e, em seguida, poderão optar por uma das quatro ênfases disponíveis: matemática, ciência da computação, ciência de dados e física. A graduação é gratuita e oferece alojamento para maiores de 18 anos. Durante o discurso, Lula ressaltou a importância dos investimentos em educação superior e expressou o desejo de que os jovens brasileiros possam se tornar profissionais qualificados para contribuir com o desenvolvimento do país.
O Impa Tech foi lançado em um galpão na zona portuária, chamado Porto Maravalley, que será a sede do curso. O projeto do espaço prevê abrigar empresas de tecnologia, startups e o Impa Tech. O prefeito da cidade afirmou que a intenção é transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação na América Latina. O renomado programa de mestrado e doutorado do Impa já formou grandes matemáticos, como Artur Avila, vencedor da Medalha Fields em 2014, considerada o “Nobel da Matemática”.
A aula inaugural do Impa Tech está prevista para quarta-feira (3), e o processo seletivo para a primeira turma, formada por estudantes de todo o país, priorizou cem jovens com melhores desempenhos em diferentes olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Física. A expectativa é que o curso contribua para formar profissionais altamente capacitados no campo da tecnologia e inovação.