Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, o mês de março foi marcado pela influência intensa do El Niño, causando chuvas e temperaturas acima da média na região Sudeste. Para o mês de abril, a previsão é de chuvas e temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média, com uma média de 63,7 mm de chuva na capital paulista e temperaturas entre 17,2°C e 26,2°C.
O meteorologista Adilson Nazário ressalta que com a chegada do outono, é esperado uma redução no volume de chuvas, temperaturas mais baixas, nevoeiro ao amanhecer e ondas de frio, que devem ocorrer a partir da segunda quinzena de maio.
Nos próximos dias, a região metropolitana de São Paulo deve manter altas temperaturas, com mínimas entre 17°C e 18°C e máximas chegando a 32°C. Porém, no sábado, uma frente fria trará chuvas e uma queda nas temperaturas, com mínimas entre 7°C e 8°C.
Os recordes de temperatura registrados em São Paulo em 2024 mostram uma variação significativa, com diferentes extremos de mínimas e máximas. A cidade tem vivenciado um clima atípico, com variações bruscas que impactam diretamente no dia a dia da população.
Com base nos dados históricos, os meses de abril mais chuvosos e com menor índice pluviométrico já registrados em São Paulo também revelam a imprevisibilidade do clima na região. É importante estar sempre atento às previsões meteorológicas e se preparar para possíveis mudanças repentinas no clima.