Apesar do clima chuvoso previsto, as temperaturas para o próximo mês estão estimadas para ficarem acima da média em quase todo o território brasileiro. Segundo o Inmet e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as temperaturas poderão estar 1°C acima da média em parte do Sudeste, principalmente no Norte e Centro-Oeste do país, e em grande parte do Nordeste. Regiões como Norte e Nordeste podem registrar temperaturas superiores a 26°C, enquanto na região Sudeste variarão entre 22°C e 26°C e na região Sul entre 18°C e 24°C. Nas áreas de maior altitude do Sul e Sudeste, as temperaturas podem ser inferiores a 17°C.
Em São Paulo, a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura indica que a próxima semana na região metropolitana deve iniciar com sol e temperaturas em elevação, sem previsão de chuva. As mínimas devem oscilar em torno dos 17°C, com máximas podendo chegar a 30°C. A entrada da brisa marítima no final do dia aumenta a nebulosidade, porém sem expectativa de chuva. O outono se iniciou no dia 20 de março trazendo menos calor e chuvas em comparação com os últimos meses.
No Espírito Santo, a chuva voltou a atingir cidades do sul do estado no último sábado, causando queda de granizo e alagamentos. O Incaper prevê que a instabilidade diminua a partir desta segunda-feira, com previsão de chuvas apenas nas áreas próximas à divisa com a Bahia. Na terça-feira, a presença da umidade trazida pelos ventos deve provocar chuvas rápidas na Grande Vitória e litoral norte, com sol predominante nas demais áreas.
Já no Rio de Janeiro, as temperaturas máximas devem cair em 2°C, de 29°C para 28°C, raramente ultrapassando os 33°C. A cidade teve recorde de sensação térmica no dia 17 de março, com temperatura de 62,3°C registrada em Guaratiba. Para o mês de abril, as temperaturas mínimas devem cair em 2°C, de 23°C para 22°C, com pouca variação.
Dessa forma, as previsões indicam um mês de abril com chuvas presentes em várias regiões do país e temperaturas acima da média em grande parte do território nacional. É importante que a população esteja atenta às condições climáticas e se prepare adequadamente para as variações previstas.