O Fórum foi instituído pela Lei 9.018 de 2007 e possui natureza consultiva e caráter público, sendo um importante instrumento de participação social para assuntos relacionados à preservação histórica, cultural e desenvolvimento sustentável de Paranapiacaba. Suas atribuições incluem sugerir e encaminhar projetos de lei e decretos aos poderes Executivo e Legislativo, além de convocar audiências públicas.
Val Matos, guia turístico e representante da sociedade civil, enfatizou a importância do Fórum para inserir a Vila nos debates e lutar por seu crescimento. Ele ressaltou a necessidade de criar ações para atrair os jovens para a região, principalmente com a reinauguração do Cine Lyra, que proporcionará um espaço para realizar atividades.
Dentre os integrantes do Fórum, os representantes do poder público municipal estão Eric Lamarca, Carmen Jane, Carlos Eduardo Palazzi, Guilherme Ribeiro de Souza Pinto e Leandro Wada Simone. Já os representantes da sociedade civil incluem Zilda Maria Bergamini, Patrícia Menezes, Marcos Messucce, Val Matos, Valter Mendes, Aladino Pisaneschi Neto e Maria Dias. Os conselhos de Paranapiacaba também estão representados por membros como Anderson Luiz Felix de Sá, Keli Katsurayama e Thais Fátima dos Santos Cruz.
Com a posse dos integrantes, o Fórum de Paranapiacaba ganha força e representatividade para promover discussões e ações em prol do desenvolvimento sustentável e turístico da região. Agora, cabe aos membros trabalharem em conjunto para alcançar os objetivos propostos e contribuir efetivamente para o crescimento de Paranapiacaba.