Investimentos ferroviários impulsionam recordes de receita das concessionárias no Brasil em 2023, com destaque para VLI e MRS Logística.

As empresas concessionárias ferroviárias que operam no Brasil anunciaram recordes de receita em 2023, em decorrência de uma série de investimentos realizados ao longo do ano. Entre os empreendimentos, destaca-se a construção de um novo terminal de grãos, a expansão da capacidade no litoral paulista, a construção de uma ferrovia em Mato Grosso e obras para escoar fertilizantes na região do Matopiba.

A VLI, controlada pela Vale, divulgou um crescimento de 19% em sua receita líquida, atingindo a marca de R$ 9,1 bilhões. O desempenho obtido foi resultado de iniciativas internas voltadas para otimização das operações, incluindo a eliminação de desperdícios. A empresa também inaugurou um fluxo de retorno de fertilizantes que custou R$ 400 milhões, beneficiando regiões como o Matopiba, Mato Grosso, Goiás e Pará.

Além disso, a VLI adquiriu oito locomotivas para a FCA, totalizando 20 novas unidades em um ano, com um investimento de R$ 430 milhões. Outra concessionária, a MRS Logística, também investiu na renovação de sua frota, adquirindo 30 locomotivas e 560 vagões, totalizando cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. Ambas as empresas registraram recordes de produção e lucro em 2023.

A Rumo, principal concessionária ferroviária atuante no Brasil, assinou um acordo com a DP World para a construção de um novo terminal portuário em Santos, com capacidade para movimentar 12,5 milhões de toneladas anuais de grãos e fertilizantes. O investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões e as obras devem ser concluídas em 30 meses.

Além disso, a Rumo está investindo na construção da ferrovia estadual de Mato Grosso, projeto que conectará importantes polos do agronegócio no estado, com previsão de conclusão em 2030. Os investimentos realizados pelas concessionárias ferroviárias privadas demonstram a solidez do setor e o compromisso com o desenvolvimento infraestrutural do país.

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