Ministro da Fazenda anuncia medidas para destravar mercado de crédito no Brasil na próxima semana

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira, 27, que uma nova medida provisória será implementada para destravar o mercado de crédito no Brasil. Haddad revelou que a MP englobará três propostas que têm o objetivo de estimular a economia e facilitar o acesso ao crédito no país. A expectativa é de que essas medidas sejam oficializadas na semana seguinte.

A primeira proposta consiste na criação de um mercado secundário de recebíveis imobiliários no Brasil. Essa iniciativa permitirá que os bancos financiem casas e utilizem os títulos de recebíveis dessas propriedades como garantia para liberar seu balanço e possibilitar novos financiamentos. Haddad ressaltou que essa medida, comum em outros países, poderá impulsionar significativamente o setor da construção civil no país.

A segunda proposta da MP envolve a renegociação das dívidas dos beneficiários do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Haddad destacou que, apesar de ser um programa bem sucedido, a trava de negociação existente impede que muitos inadimplentes consigam renegociar suas dívidas, sendo necessário corrigir essa falha.

Por fim, a terceira medida mencionada pelo ministro foca na criação de uma linha de microcrédito para beneficiários do Bolsa Família que desejam empreender e se tornar independentes do programa de transferência de renda. Haddad ressaltou a importância de oferecer acesso a crédito para essas pessoas, que muitas vezes desejam sair do Bolsa Família mas enfrentam dificuldades para iniciar um negócio.

Além disso, na semana anterior, o Estadão/Broadcast havia noticiado que a medida provisória do hedge cambial estava em fase de ajustes relacionados ao crédito, o que justificou o atraso em sua publicação. A regulamentação do hedge será realizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) após a divulgação da MP. O programa Eco Invest Brasil, lançado recentemente durante reuniões do G20 Brasil em São Paulo, visa facilitar a captação de recursos no exterior por empresas e investidores brasileiros. A expectativa é de que essas novas medidas contribuam para impulsionar a economia e fomentar o crescimento do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo