Início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Santo André: imunizantes disponíveis em 33 unidades básicas de saúde.

Nesta segunda-feira (25/3), Santo André deu início à 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) nas 33 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. Para garantir a proteção, o munícipe deve apresentar documento com foto e número do CPF, documento, exame ou receituário médico que comprove a condição prioritária.

Neste momento, serão contemplados públicos prioritários como crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, indígenas vivendo fora ou dentro das terras indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade com menos de 18 anos e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Também fazem parte do público prioritário pessoas com comorbidades, professores, integrantes das Forças Armadas, pessoas em situação de rua, integrantes de forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, além de trabalhadores portuários.

De acordo com orientação do Ministério da Saúde, crianças de 6 meses a 8 anos que serão vacinadas pela primeira vez contra a Influenza vão receber duas doses com intervalo de quatro semanas. Todos os outros públicos vão receber apenas uma dose.

Santo André disponibiliza os imunizantes de acordo com as orientações do governo do Estado e do Ministério da Saúde. Após a vacinação dos grupos prioritários, a campanha avançará para outras fatias da população e está previsto encerrar em 31 de maio. Em 13 de abril, será realizada uma mobilização nacional para ressaltar a importância da vacinação.

A imunização é essencial para prevenir contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho. A vacina utilizada é trivalente, oferecendo proteção contra os principais vírus em circulação no Brasil. O Ministério da Saúde informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo