Com isso, o trânsito está fluindo em operação comboio pela serra nova, no esquema “pare e siga” ora no sentido litoral, ora no sentido São José dos Campos. As equipes da Polícia Militar Rodoviária e da Concessionária Tamoios estão acompanhando a operação para garantir a segurança dos motoristas.
A prioridade dos comboios será para o fluxo no sentido São José dos Campos, com todos os veículos subindo juntos. Já no sentido litoral, os comboios serão realizados separadamente por categoria, começando pelos veículos de passeio, seguidos pelos veículos de carga e, por último, os veículos com produtos perigosos.
Além disso, as equipes de sinalização estão posicionadas em locais estratégicos para orientar os motoristas, como no km 59 (trecho de planalto) sentido litoral e no trecho urbano de Caraguatatuba, próximo ao acesso para a Serra Nova, no sentido São José dos Campos.
Essas interdições na rodovia dos Tamoios se devem à frente fria que chegou ao Sudeste do país, provocando chuvas intensas e estragos em toda a região. No Rio de Janeiro, por exemplo, oito pessoas morreram devido às fortes chuvas, destacando-se o resgate de uma menina de quatro anos que ficou soterrada por 16 horas ao lado do pai, que não sobreviveu.
A Defesa Civil alerta para a instabilidade do tempo em todo o território paulista, com condições para pancadas de chuva a qualquer hora do dia, principalmente no centro-norte do estado. É importante ficar atento aos possíveis transtornos nas áreas de risco devido ao solo encharcado e à previsão de chuvas persistentes ao longo do dia.