O cenário é de calamidade na cidade serrana, que há anos sofre com deslizamentos e tragédias causadas pelas chuvas. No último sábado (23), o estado de emergência foi decretado em Petrópolis, em virtude da gravidade da situação.
Uma família foi duramente atingida pelos deslizamentos, resultando na morte de quatro de seus membros. Beatriz Silva Lima, grávida de 25 anos, Maria Lucia Casemiro Lima, de 66 anos, Lukas Willian da Silva Lima Justino, de 9 anos, e Douglas José de Souza da Silva, de 24 anos, perderam suas vidas de forma trágica. No entanto, um raio de esperança surgiu com o resgate da filha de 4 anos do casal Douglas e Beatriz, que foi encontrada com vida nos escombros. Os bombeiros relataram que o pai utilizou o próprio corpo para proteger a criança, sacrificando sua vida para salvar a filha.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) está acompanhando de perto a situação e emitindo alertas para os municípios quando necessário. A previsão é de mais chuvas intensas no estado do Rio de Janeiro, principalmente nas regiões norte e noroeste, o que eleva o risco de deslizamentos e inundações.
Diante desse cenário preocupante, a população de Petrópolis e de outras cidades afetadas pelas chuvas deve ficar atenta às informações da Defesa Civil e seguir todas as orientações de segurança para preservar vidas e minimizar os danos causados pelas intempéries. A solidariedade e a união de todos os moradores serão essenciais para superar mais essa adversidade provocada pelas fortes chuvas na região.