Parcela de jovens que não estudam nem trabalham no Brasil diminui em 2023, segundo IBGE, mas ainda representa um entre cinco.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22), uma parcela significativa de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil não estava envolvida em atividades educacionais ou profissionais em 2023. O estudo revelou que 19,8% dos jovens pertencentes a essa faixa etária estavam nessa situação, o que correspondia a cerca de 9,6 milhões de pessoas.

É importante ressaltar que esse número representava uma redução em comparação com os anos anteriores, visto que em 2022 o percentual era de 20% e em 2019 chegou a 22,4%. A pesquisadora do IBGE, Adriana Beringuy, explicou que essa diminuição pode ser atribuída ao aumento da participação dos jovens no mercado de trabalho nos últimos anos.

Quanto à distribuição dos jovens que não estudavam nem trabalhavam por faixa etária, o estudo apontou que a situação era mais prevalente entre os jovens de 18 a 24 anos, com 24% nessa condição. Apesar disso, houve também um aumento no número de jovens nessa situação entre os 25 e 29 anos, com 22,3% sem atividades educacionais ou profissionais.

Além disso, a pesquisa revelou que aproximadamente 24,9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos sem ensino superior completo não estavam engajados em nenhuma forma de qualificação profissional, como cursos técnicos ou pré-vestibular. Apenas 9,1% dos estudantes de ensino médio estavam fazendo cursos técnicos, indicando uma baixa adesão a esse tipo de qualificação.

Diante desses dados, é evidente a necessidade de políticas públicas e programas de incentivo à educação e qualificação profissional dos jovens no Brasil. A falta de engajamento desses jovens em atividades educacionais ou profissionais pode impactar negativamente não apenas em suas próprias trajetórias, mas também no desenvolvimento socioeconômico do país como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo