Frente fria traz chuva intensa e queda brusca de temperatura no sudeste do Brasil neste final de semana

A primeira frente fria do outono chegou ao litoral brasileiro e está causando mudanças significativas no clima da região sudeste. Nesta sexta-feira (22), a previsão é de chuva intensa e queda de temperatura entre 8°C e 10°C em relação ao dia anterior.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a Grande São Paulo terá um dia encoberto com chuvas e chuviscos, além de uma significativa diminuição na temperatura. Os termômetros devem marcar mínima de 19°C e máxima de 22°C. No sábado, a previsão é de que o frio aumente ainda mais, com a temperatura variando entre 17°C e 20°C, e no domingo a variação será de 17°C a 22°C.

A previsão de chuvas intensas se estende também para a região metropolitana do Rio de Janeiro. Após dias de calor acima dos 40°C, os cariocas agora enfrentarão tempestades ao longo do fim de semana, com volume de chuva previsto para até 300 mm nos três dias. A temperatura na região deve variar entre 23°C e 27°C.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de risco muito alto de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra nas regiões serrana, sul e metropolitana do Rio de Janeiro. Já em São Paulo, as regiões mais vulneráveis devido ao alto volume de chuva esperado estão no litoral norte, Vale do Paraíba e na costa verde. A Marinha do Brasil também emitiu um aviso de ressaca em todo o litoral nordeste, com ondas previstas de 2,5 m a 3 m de altura.

A previsão é que a frente fria se afaste do continente na noite de domingo, levando consigo as chuvas intensas. No entanto, pancadas de chuva ainda são esperadas devido à umidade do ar alta. As temperaturas devem ter uma leve elevação, mas sem alcançar os níveis da onda de calor dos dias anteriores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo