O aviso emitido pelo Inmet aponta para a possibilidade de chuvas intensas superiores a 60 mm/h ou maiores que 100 mm/dia, acompanhadas de ventos superiores a 100 km/h. O instituto alerta para o risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O meteorologista Olivio Bahia, do Inmet, explicou que a permanência de um canal de umidade na região sudeste contribui para a instabilidade climática, resultando em elevados índices de chuva. A expectativa é de temporais em áreas com temperaturas elevadas, com destaque para a região sudeste, especialmente na faixa leste, zona da mata mineira e região metropolitana de Belo Horizonte. O estado do Rio de Janeiro também está sob alerta, com possibilidade de acumulados superiores a 150 mm em algumas áreas.
Além disso, o litoral norte de São Paulo e parte do Vale do Paraíba devem registrar acumulados de chuva de até 250 mm. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo prevê chuvas intensas para a Baixada Santista, com acúmulo de 180 mm, e nas regiões da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Itapeva, acumulados de 80 mm.
As chuvas já causaram estragos no litoral sul paulista, com a Defesa Civil registrando quedas de árvores, alagamentos e interrupção do fornecimento de energia elétrica. O município de Ilhabela foi o mais afetado, com 115 mm de precipitação em 24 horas.
Na região metropolitana de São Paulo, o céu permaneceu encoberto com chuva leve e garoa em alguns pontos, com temperaturas variando entre 17°C e 20°C. O CGE aponta que março acumulou 102,3 mm de precipitação, representando 57,3% do esperado para o mês. A previsão para os próximos dias é de clima ameno e nebuloso, com possibilidade de chuva leve.