Os estudantes selecionados passaram por uma triagem e exames durante o final de fevereiro e início de março. Alguns deles necessitarão de tratamento, inclusive cirúrgico, antes de receber os óculos tão necessários. As entregas aconteceram no Centro de Formação de Professores Doutor Miguel Arraes.
Entre os beneficiados, está Francisco Alves da Silva, residente no Parque das Américas e aluno da EM Chico Mendes. Ele expressou sua felicidade com os novos óculos, destacando a dificuldade que enfrentava na escola devido à sua deficiência visual. “Eu tinha muita dificuldade na escola, por não enxergar bem. Apesar de trabalhar, tenho uma família grande com 10 filhos e não tinha como dar essa prioridade para o meu óculos. Que veio numa ótima hora”, relatou.
Outra beneficiada foi Solange Pires dos Santos, moradora do Jardim Cerqueira Leite e aluna da EMEJA Clarice Lispector. Ela enfatizou como o projeto impactará positivamente em seus estudos, especialmente em um momento de desemprego que a impedia de adquirir um par de óculos. “Esse projeto vai agregar muito no nosso estudo. Ainda mais num momento que estou desempregada e não tinha como comprar esse óculos. Estou muito feliz”, declarou.
A rede de educação de Mauá atendeu, em 2023, a 363 alunos da EJA nos anos iniciais e 184 nos anos finais. A EJA é destinada a pessoas com mais de 15 anos que desejam retornar aos estudos, oferecendo desde a alfabetização até o ensino fundamental. As matrículas para a EJA são abertas durante todo o ano, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à educação.