Alerta amarelo de chuvas intensas em 22 estados brasileiros é emitido pelo Inmet, válido até terça-feira, último dia do verão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em 22 estados brasileiros, válido até esta terça-feira (19). A instabilidade que atinge o país de norte a sul desde segunda-feira (18) marcará o último dia do verão, com o outono iniciando no início da madrugada de quarta-feira (20).

Entre os estados afetados pelo alerta estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, região Sul, parte do Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país. No Rio Grande do Sul, a previsão é de tempestades, com acumulados de até 100 mm de chuva em 24 horas, ventos de até 100 km/h e queda de granizo. Em consequência, nove municípios gaúchos reportaram ocorrências devido às chuvas, com destaque para Uruguaiana, onde 560 imóveis foram afetados por alagamentos, e Erechim, com 60 casas destelhadas.

Em São Paulo, além das chuvas intensas, há alerta para ventos de até 60 km/h. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura prevê pancadas de chuva de moderada a forte intensidade na capital paulista, com potencial para alagamentos. A temperatura máxima prevista para esta terça é de 30ºC na cidade.

Na última semana, uma mulher de 75 anos faleceu após uma enxurrada invadir sua residência, na zona leste de São Paulo. O tempo deve melhorar na quarta-feira, com pouca nebulosidade e predomínio de sol. Já na quinta-feira, há previsão de trovoadas na cidade, com temperatura máxima de 33ºC. A queda de temperatura é esperada apenas na sexta-feira, com a chegada de uma frente fria, e pancadas de chuva isoladas.

Os estados em alerta de chuva nesta terça-feira incluem: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins. O Inmet é a fonte das informações sobre o alerta de chuvas intensas nos estados brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo