Boletos bancários terão compensação no mesmo dia a partir de sexta-feira, informa Febraban, agilizando processamento e beneficiando credores.

Os boletos bancários passam a ser processados com mais agilidade a partir desta sexta-feira (15). Agora, os documentos pagos até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato que o credor mantiver com a sua instituição financeira para emissão do documento. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Com a implementação da liquidação no mesmo dia, o prazo definido pelas instituições bancárias é conhecido como D+0 [zero]. Assim, pagamentos feitos após esse horário serão compensados no próximo dia útil, ou seja, D+1, de acordo com o jargão bancário.

A Febraban destaca que a modernização dos boletos envolve 136 instituições bancárias e projeta que aproximadamente 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto os restantes 43% serão compensados no dia seguinte para pagamentos realizados após o horário limite.

O impacto da medida será sentido apenas pelo credor do documento, que passará a receber o dinheiro no mesmo dia. No entanto, para quem paga o boleto diretamente, nada mudará. No caso do e-commerce, a Febraban acredita que a agilidade na liquidação trará vantagens tanto para o comércio quanto para os compradores.

Segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, no e-commerce, por exemplo, “vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”.

A Febraban planeja, após a implementação da modernização, estudar a possibilidade de trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, no mesmo dia do pagamento do boleto.

O boleto bancário é amplamente utilizado no Brasil como forma de pagamento de contas de consumo. Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões. Além disso, o boleto bancário é considerado uma forma eficiente de cobrança, sendo possível realizar o pagamento através de diversos canais, como internet banking, aplicativos de celular, terminais de autoatendimento, agências bancárias, lotéricas, agências dos Correios e supermercados.

Desde 1994, o boleto bancário é utilizado pelos bancos e seus clientes para o recebimento de valores referentes a vendas de produtos ou serviços. A partir de 2018, os boletos precisam ser obrigatoriamente registrados, ou seja, é necessário enviar a requisição ao banco para emissão do boleto.

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