PIB do G20 cresce 0,7% no quarto trimestre de 2023, aponta relatório da OCDE

O Produto Interno Bruto (PIB) do G20, que representa as 20 maiores economias do mundo, teve um crescimento de 0,7% no último trimestre de 2023 em comparação com os três meses anteriores. Esses dados foram divulgados em um relatório preliminar pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira.

É importante ressaltar que houve uma desaceleração em algumas economias importantes. Por exemplo, a China teve um avanço menor, passando de 1,5% no trimestre anterior para 1% no último trimestre do ano passado. Nos Estados Unidos e no México, o crescimento também perdeu força, com taxas de 0,8% e 0,1%, respectivamente, no quarto trimestre.

Por outro lado, países como Turquia, Japão e Canadá apresentaram uma aceleração no crescimento econômico. A Turquia, por exemplo, teve um aumento significativo, passando de 0,3% no terceiro trimestre para 1% no quarto. Já o Japão e o Canadá conseguiram se recuperar no último trimestre após enfrentarem contrações nos meses anteriores.

No entanto, o Brasil se destacou por ter uma economia estagnada nos últimos três meses de 2023. Enquanto isso, ao longo do ano, o PIB do G20 teve um aumento de 3,2%, mantendo a mesma variação registrada em 2022, de acordo com as estimativas preliminares.

Esses dados mostram a constante movimentação e oscilação das economias mundiais. Mesmo com alguns países enfrentando desafios, o cenário geral do G20 se manteve positivo, com um crescimento moderado ao longo do ano. Os próximos trimestres serão cruciais para acompanhar de perto a recuperação e o desenvolvimento dessas economias em um contexto global cada vez mais interligado e dinâmico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo