A pesquisa envolveu mais de 20 mil empresários de todas as regiões do Brasil, que tiveram seus perfis comportamentais analisados por meio da tecnologia CIS Assessment. Os dados foram coletados ao longo de um período de tempo entre dezembro de 2016 e abril de 2023.
O objetivo principal do estudo foi compreender como os empreendedores se relacionam com seus colaboradores, parceiros e conduzem seus negócios. Para isso, foi utilizada a teoria Disc, que estabelece quatro tipos básicos de comportamentos: dominância, estabilidade, conformidade e influência. Essa análise permitiu identificar características positivas e habilidades que precisam ser desenvolvidas pelos empresários.
Segundo Sidney Aquino, empresário e diretor da Febracis em São Paulo e Ribeirão Preto, a pesquisa apontou que a maioria dos empresários brasileiros possui um perfil dominante e influente. Esses profissionais são carismáticos, comunicativos, focados em objetivos, ousados e visionários, porém menos voltados para o detalhe, prudência, paciência e planejamento.
O estudo também revelou que a maioria dos empreendedores se destaca em comunicação (63,8%) e tomada de decisão (58,6%), demonstrando serem mais adeptos ao diálogo entusiasta, persuasivo, prático e objetivo. No entanto, esses profissionais apresentam menos características relacionadas ao planejamento, organização e paciência.
Além do perfil comportamental individual dos empresários, o levantamento também analisou a forma como esses profissionais lideram suas equipes, identificando que a maioria é composta por líderes motivadores (35,9%) e executivos (32,69%). Esses líderes tendem a interagir com proximidade, informalidade, acessibilidade, ousadia e foco no resultado.