Políticos do ABC se preparam para deixar cargos e disputar eleições, seguindo prazos da janela eleitoral

O período de janela eleitoral está movimentando as secretarias do ABC Paulista, com diversos políticos se preparando para deixar seus cargos e se lançarem como candidatos nas próximas eleições. De acordo com a legislação eleitoral, aqueles que pretendem concorrer a cargos eletivos devem se desligar de seus postos até o dia 6 de abril, seis meses antes do primeiro turno. No total, 13 nomes da região estão envolvidos nesse processo de transição.

Em municípios como Diadema e Mauá, secretários como Zé Antônio e Chiquinho do Zaíra estão retornando ao Legislativo para cumprir seus mandatos e se lançarem como pré-candidatos à reeleição. Já em Rio Grande da Serra, Charles Fumagalli, atual secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, também está avaliando sua situação e possibilidade de disputar as eleições municipais.

Em Santo André, cinco secretários estão de saída. Almir Cicote e Marcelo Chehade voltarão para a Câmara, enquanto outros como Fabio Picarelli, André Scarpino e Gilvan Junior estão de olho nas eleições, com Picarelli e Gilvan considerando a possibilidade de concorrer à prefeitura. São Bernardo também terá mudanças, com vereadores licenciados assumindo secretarias e outros como Kiko Teixeira buscando uma pré-candidatura a prefeito em Rio Grande da Serra.

Em São Caetano, Daniel Córdoba, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação, irá retornar ao Legislativo e já se colocou como pré-candidato a prefeito. Em Ribeirão Pires, Koiti Takaki assumiu a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, abdicando de uma tentativa de reeleição na Câmara.

Com tantas movimentações nas secretarias do ABC Paulista, as eleições municipais deste ano prometem ser bastante disputadas, com diversos nomes conhecidos da política local se lançando como candidatos e buscando a preferência dos eleitores. Ainda há uma expectativa sobre como essas mudanças irão impactar a gestão das cidades e as estratégias dos partidos na corrida eleitoral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo