Os dados demonstram que a taxa de incidência da dengue na cidade é de 295 casos para cada 100 mil habitantes. A região com o maior número de casos é a zona norte, com 9.958 registros, seguida pela zona leste, com 9.466, zona sul, com 6.043, região sudeste, com 4.763, zona oeste, com 3.773, e centro, com 623 casos.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e, para evitar sua proliferação, é essencial que a população tome medidas preventivas. É fundamental não deixar recipientes com água parada, como caixas d’água, pratos, vasos de plantas, baldes, garrafas pet, pneus e outros locais propícios para a reprodução do mosquito. A recomendação é esvaziar esses recipientes, trocar a água semanalmente e manter tudo limpo.
Para auxiliar a população, o governo do Estado disponibiliza o portal Dengue 100 Dúvidas, uma ferramenta da Secretaria Estadual da Saúde que oferece orientações e responde às principais perguntas sobre a dengue, zika e chikungunya. A página reúne as 100 questões mais frequentes relacionadas às doenças, proporcionando informações essenciais para a prevenção e combate aos mosquitos transmissores.