Presidente Lula declara que direitos das mulheres são conquistas de classe, não concessões

Em um almoço comemorativo ao Dia Internacional das Mulheres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que os direitos e liberdades conquistados pelas mulheres não foram concedidos pelos governantes, mas sim alcançados por meio de lutas e mobilizações da classe. O evento aconteceu em um restaurante na área central de Brasília, nesta sexta-feira (8).

Durante o encontro, Lula ressaltou a importância de não se contentar com as conquistas já alcançadas, incentivando as mulheres a buscar cada vez mais espaço e igualdade em diferentes esferas da sociedade. Ele destacou que a participação ativa das mulheres na vida política, no mundo do trabalho e na cultura não é um favor dos governos, mas sim uma conquista que deve ser reivindicada e mantida pelas próprias mulheres.

O presidente também abordou a necessidade de mudanças culturais para garantir a igualdade de gênero, destacando que as conquistas das mulheres são recentes e demandam tempo para serem efetivadas. Ele ressaltou a importância de valorizar a civilidade, o respeito mútuo e a eliminação das diferenças de gênero na sociedade.

Além disso, Lula chamou a atenção para a importância da participação dos homens nas atividades consideradas tradicionalmente femininas, como o cuidado com a casa e os filhos. Ele ressaltou que, embora a lei garanta a igualdade de direitos, ainda é necessário avançar na desconstrução de estereótipos de gênero.

O governo federal aproveitou a ocasião para lançar um pacote de políticas para mulheres, com ações voltadas para o combate à violência, a promoção da autonomia econômica e a inclusão das mulheres jovens no mercado de trabalho. O objetivo é ampliar ações para reduzir as violências físicas, morais e políticas e fortalecer a participação feminina em espaços de poder.

O evento contou com a presença da primeira-dama, Janja da Silva, além de ministras de Estado e outras servidoras do governo. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a importância de dar às mulheres um papel prioritário nas políticas públicas, ressaltando a necessidade de uma representatividade feminina mais efetiva no governo federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo