Governador de SP anuncia atendimento remoto para vítimas de violência doméstica em plantões policiais para ampliar apoio às mulheres.

Governador de São Paulo anuncia atendimento remoto para vítimas de violência doméstica

Nesta sexta-feira (8), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do partido Republicano, anunciou uma medida inovadora para ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no estado. Com um efetivo policial insuficiente para aumentar o número de delegacias da mulher em funcionamento 24 horas, Freitas optou por adotar o atendimento remoto nos plantões policiais.

Atualmente, São Paulo conta com 140 delegacias da mulher, porém apenas 11 delas funcionam 24 horas por dia. Com o intuito de evitar custos elevados, o governador decidiu reservar uma sala em cada um dos 141 plantões policiais do estado para atender as mulheres agredidas por meio de videoconferência, conectando-as com delegadas e policiais especializadas no tema.

Durante um evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, Tarcísio de Freitas destacou a importância de utilizar a tecnologia a favor da segurança das mulheres. Ele enfatizou que a racionalização dos recursos é fundamental para garantir um atendimento eficiente, garantindo que o estado terá 141 delegacias operando 24 horas por dia com um custo mais acessível.

A coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Jamila Jorge Ferrari, defendeu a iniciativa, explicando que a criação das salas para atendimento remoto visa proporcionar mais conforto e segurança às vítimas, evitando constrangimentos durante o registro das ocorrências.

Por outro lado, a gestão de Tarcísio de Freitas tem sido alvo de críticas devido ao baixo investimento nas delegacias da mulher. Dados apontam que o governo gastou apenas 3% do valor previsto para a implantação dessas unidades em 2023, ano em que o estado registrou recordes de estupros e feminicídios.

Diante do déficit de efetivo policial, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, ressaltou a necessidade de realizar concursos públicos para agentes de segurança a fim de solucionar o problema. Além do atendimento remoto, o governador regulamentou a lei que institui o pagamento de auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo um suporte financeiro para aquelas em situação de vulnerabilidade.

Outra medida importante anunciada foi o lançamento do aplicativo SP Mulher, que tem como propósito unificar os serviços de atendimento e proteção às vítimas de violência doméstica. O aplicativo permitirá que as mulheres registrem ocorrências e acionem a Polícia Militar de forma rápida e segura, oferecendo recursos como o botão do pânico para casos de emergência.

Com essas ações, o governo busca proporcionar mais segurança e assistência às mulheres vítimas de violência doméstica em São Paulo, demonstrando um compromisso com a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das cidadãs no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo