SÃO PAULO – Museu das Favelas promove programação cultural especial para celebrar o mês das mulheres em São Paulo

O Museu das Favelas, situado em São Paulo e vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, divulgou uma programação especial para o mês de março em homenagem ao Dia da Mulher. As atividades gratuitas programadas incluem uma exposição virtual, apresentações musicais e até uma batalha de poemas, todas realizadas por mulheres.

No dia 9 de março, o Museu das Favelas irá sediar o Slam das Minas, que será a primeira batalha poética com foco em gênero na cidade de São Paulo. O evento contará com a participação de Pam Araújo, Apêagá, Ibu Helena, Aflordescendente e Carolina Peixoto e é indicado para maiores de 12 anos.

No dia 16 de março, será a vez do evento “O Baile tá ON!” na Instalação Visão Periférica, com artistas da música periférica se apresentando e ativando os espaços expositivos da instituição, com mediação do Núcleo de Educação. Este evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube do Museu das Favelas.

Já no dia 23 de março, o Museu das Favelas promoverá a Festa de Favela, com a participação do Maracatu Baque Atitude, um grupo formado por jovens da periferia da zona sul de São Paulo. O encerramento será marcado por um pocket show voz e violão com a cantora Luiza Akimoto, além de uma feira de empreendedorismo durante todo o evento.

Além destes eventos, a instituição também realizará a exposição virtual “O Samba merece um palácio”, com curadoria e mediação do educador Weverton Camargo. A exposição tem como objetivo resgatar e celebrar a história do samba paulistano, destacando sua importância cultural, social e política.

A diretora do Museu das Favelas, Natália Cunha, ressalta a importância de celebrar o protagonismo das mulheres durante todo o mês de março, enriquecendo a diversidade e valorizando suas vozes. Todo o calendário de eventos pode ser conferido no site oficial do Museu das Favelas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo