SÃO PAULO – Implementada ciclovia provisória no Parque Bruno Covas para deslocamento seguro de pedestres e ciclistas durante obras de rebaixamento do Rio Pinheiros.

Recentemente, o Governo de São Paulo implementou uma ciclovia provisória no Parque Bruno Covas, visando garantir o deslocamento seguro de pedestres e ciclistas na região. A medida foi necessária devido à desativação temporária da passarela flutuante do parque, em função da realização de ações de rebaixamento dos níveis do Rio Pinheiros como medida preventiva para o período de chuvas.

Essa ação foi solicitada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) à Usina São Paulo SPE S/A, responsável pela revitalização do espaço, que venceu a licitação para realizar as obras. A ciclovia temporária está prevista para ser concluída até o dia 1º de maio e facilitará o deslocamento de usuários na margem oeste do rio, entre a Casa Conectada no Parque Bruno Covas e a Usina São Paulo.

Além disso, outras ações de melhorias na região estão sendo realizadas, como a liberação de um trecho de 3,2 km da ciclovia do Rio Pinheiros, no sentido Interlagos, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Essa intervenção, que inclui a instalação de muros de gabiões e rampas de acesso, visa evitar processos erosivos e facilitar o acesso da fauna às margens do rio.

Outro projeto importante é a revitalização da antiga Usina da Traição, agora denominada Usina São Paulo. Com um investimento de R$ 300 milhões, as obras de remodelação incluirão rooftop, restaurantes, espaço de eventos, conjuntos corporativos, lojas e mirantes, com previsão de conclusão até novembro de 2027.

Essas iniciativas fazem parte de um conjunto de ações do Governo de São Paulo para melhorar a infraestrutura urbana da região, garantindo mais segurança e comodidade para os cidadãos que transitam pelo local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo