De acordo com o gerente da Pesquisa Industrial Mensal, André Macedo, a produção industrial estava 0,9% acima do nível pré-pandemia em dezembro de 2023, mas em janeiro de 2024 houve uma reversão desse cenário. O setor automobilístico, por exemplo, apresentou uma queda significativa de 15,6% em relação ao patamar pré-crise.
Por outro lado, algumas atividades conseguiram se destacar e operar acima dos níveis pré-pandemia. É o caso dos outros equipamentos de transporte, cuja produção aumentou em 22,7%, ou dos produtos do fumo, com um crescimento de 12,0%. Além disso, a fabricação de bens intermediários registrou um aumento de 3,8% em relação ao período anterior à crise.
É importante ressaltar que as revisões feitas pelo IBGE mostraram um desempenho melhor do que o inicialmente divulgado. A produção industrial em dezembro de 2023, por exemplo, teve uma alta de 1,6%, em vez dos 1,1% inicialmente reportados.
Diante desse cenário, é fundamental que o governo e o setor privado trabalhem juntos para promover a recuperação econômica e estimular o crescimento da indústria brasileira. A criação de políticas públicas eficientes e o investimento em inovação e infraestrutura são algumas das medidas que podem contribuir para a retomada do setor industrial e, consequentemente, da economia como um todo.