Anvisa registra vacina Spikevax contra variante Kraken da covid-19 para crianças e adultos a partir de seis meses de idade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro da vacina Spikevax, um imunizante monovalente contra a covid-19 atualizado para proteger contra a variante XBB 1.5, também conhecida como Kraken. O anúncio foi feito em Brasília, nesta quarta-feira (6), e representa mais um passo importante no combate à pandemia.

Fabricada pela Moderna e registrada pela empresa Adium S.A., a Spikevax é a segunda vacina monovalente autorizada pela Anvisa com eficácia contra a variante Kraken. A aplicação da dose é indicada para crianças a partir de seis meses de idade, bem como para adultos. O protocolo de posologia inclui diferentes dosagens de acordo com faixa etária e histórico de vacinação.

Para crianças de seis meses a quatro anos, sem vacinação prévia ou histórico de infecção por covid-19, estão indicadas duas doses de 0,25 mililitros cada, administradas via intramuscular, com um intervalo de 28 dias entre elas. Já para crianças de seis meses a quatro anos com vacinação prévia, a recomendação é uma dose de 0,25 ml, administrada via intramuscular, pelo menos três meses após a última dose de qualquer vacina contra a covid.

Indivíduos com idade igual ou superior a 12 anos, incluindo adultos com 65 anos ou mais, devem receber uma dose de 0,5 ml da Spikevax, também administrada via intramuscular. Uma dose adicional pode ser considerada após pelo menos três meses da última dose de qualquer vacina anticovid.

O esquema vacinal com vacinas monovalentes é fundamental para garantir a imunização contra a covid-19, com vacinas bivalentes sendo reservadas para indivíduos que já receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes prévias. A Spikevax surge como mais uma opção segura e eficaz para proteger a população contra os riscos da doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo