O programa consiste em um teste de nivelamento do idioma, realizado de forma online e que deve ser concluído até sexta-feira (08). Esses testes irão avaliar o conhecimento de cada estudante da língua inglesa e encaminhá-los para as turmas de aulas intensivas.
O critério de seleção dos alunos se baseou no desempenho no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) no ano anterior, onde 72 mil estudantes que cursaram o 9º ano do Ensino Fundamental em 2023 foram escolhidos para participar do programa.
Os alunos aprovados terão a chance de concorrer a mil vagas para o intercâmbio oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que terá duração de um semestre letivo. Os países participantes do programa incluem os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, proporcionando uma experiência internacional enriquecedora.
Além dos estudantes, os professores da rede estadual também foram contemplados com o programa Prontos pro Mundo, podendo concorrer a 100 vagas para um intercâmbio de um mês. A lista dos selecionados foi divulgada no último dia 4 de março.
Bruno Bruneri, técnico de Desenvolvimento Curricular e Gestão Pedagógica da Secretaria, ressaltou a importância do programa e do envolvimento das comunidades escolares para incentivar os estudantes a buscar oportunidades de crescimento e aprimoramento da língua inglesa. Esta iniciativa visa preparar os jovens para uma experiência internacional enriquecedora e contribuir para o seu desenvolvimento educacional e profissional.