Durante dois dias, os participantes da conferência se dividirão em quatro eixos temáticos para discutir questões como modelos de financiamento e organização da pesquisa e inovação, estratégias na formação de recursos humanos, fortalecimento dos sistemas regionais e estaduais de CT&I, e a agenda dos temas estratégicos para o desenvolvimento científico, social e econômico. Palestras, debates e sessões de discussão estão programadas para proporcionar um amplo espaço para troca de ideias e recomendações.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, destaca a importância de estimular ainda mais a ciência e a tecnologia em solo paulista, considerando a presença de instituições de ensino superior e centros de pesquisa de renome internacional no Estado. Ele ressalta a necessidade de aproveitar a competência dessas instituições para fortalecer a ciência através da inovação e da pesquisa contínua.
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participará da sessão de encerramento da conferência, que ocorrerá na tarde de sexta-feira (08/03). As inscrições para participação presencial no evento estão encerradas, mas interessados podem se inscrever para assistir virtualmente através da página do evento. A transmissão das atividades será realizada via Zoom e também estará disponível no canal da Agência FAPESP no YouTube.
Este preparatório estadual faz parte de uma série de iniciativas que antecedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá de 4 a 6 de junho em Brasília. Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a CNCTI visa discutir o papel da CT&I no país e propor recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos anos. Eventos preparatórios estão sendo realizados em todos os Estados da federação como parte da agenda nacional.