Projeto de Lei propõe suspensão da CNH e linhas telefônicas para praticantes de pichação, destaca deputado Bibo Nunes.

O deputado Bibo Nunes (PL-RS) apresentou o Projeto de Lei 337/24, que visa suspender a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e as linhas telefônicas de indivíduos que praticarem pichações. Segundo Nunes, a pichação é considerada uma prática agressiva e desprovida de valores artísticos, que vem deteriorando as paisagens urbanas e desrespeitando o patrimônio público e privado.

A proposta também proíbe os autores de pichações de pegarem empréstimos subsidiados e consignados, sendo que as punições serão aplicadas independentemente de sanções penais cabíveis. Além disso, o projeto prevê a inscrição em dívida ativa dos responsáveis por pichações que não efetuarem os pagamentos de ressarcimentos por danos materiais e morais causados.

A análise do projeto ocorrerá nas comissões de Comunicação, Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. A proposta busca combater a prática de pichações, que têm causado prejuízos ao patrimônio e à arquitetura das cidades, além de desrespeitar o investimento público e a história.

A iniciativa de Bibo Nunes visa coibir ações de vandalismo e promover a preservação do espaço urbano, garantindo o respeito ao patrimônio cultural e arquitetônico. A proposta recebeu críticas de alguns setores, que argumentam sobre a necessidade de políticas mais amplas de incentivo à arte urbana e o diálogo com os artistas de rua.

Diante da tramitação do projeto na Câmara dos Deputados, é importante acompanhar o debate e as possíveis alterações que podem ocorrer ao longo do processo legislativo. A expectativa é que a proposta contribua para um melhor ordenamento urbano e a valorização do patrimônio cultural em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo