SÃO PAULO – “Centro Paula Souza participa do ‘Dia D’ estadual de combate à dengue com ações educativas e mobilização contra o mosquito”

Nesta sexta-feira (1), o Governo de São Paulo convocou os 645 municípios do estado para participarem do “Dia D de Mobilização Estadual” contra o mosquito da dengue. A ação também conta com a participação das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS), que aderiram à campanha. O objetivo é promover debates nas salas de aula, mobilizar os jovens para o combate aos criadouros do Aedes Aegypti e realizar ações de limpeza nas unidades de ensino.

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), disponibiliza o jogo educativo online “Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital” para conscientizar crianças e jovens sobre as medidas de combate à proliferação do mosquito da dengue. O jogo apresenta desafios variados e horas de entretenimento educativo.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” que reúne as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya. A iniciativa tem como objetivo esclarecer dúvidas da população e combater informações falsas que circulam em redes sociais. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Durante o “Dia D de Mobilização Estadual”, as secretarias estaduais da Saúde, Educação e a Defesa Civil estarão envolvidas nas ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Além disso, o Exército Brasileiro e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) também participarão das atividades. A iniciativa busca fortalecer as ações de combate à doença nas residências e orientar a população sobre as medidas preventivas.

Portanto, é fundamental a união de esforços de todos os setores da sociedade para combater a proliferação do mosquito da dengue e prevenir a transmissão da doença. A conscientização e a participação ativa de todos são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar de toda a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo