Esses resultados estão alinhados com as expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que previam a estabilidade do PIB. As previsões variavam entre um recuo de 0,4% e uma alta de 0,3%. Já no acumulado de 2023, o PIB cresceu 2,9% em relação ao ano anterior, ficando ligeiramente abaixo da mediana das projeções do mercado, que era de 3,0%.
Esses dados indicam que a economia brasileira manteve um desempenho estável no último trimestre do ano passado, refletindo um cenário de recuperação gradual após os impactos causados pela pandemia de Covid-19. Apesar de alguns indicadores econômicos apontarem para uma desaceleração da atividade, o resultado do PIB sinaliza uma certa resiliência da economia brasileira diante dos desafios enfrentados.
A expectativa é que o crescimento econômico se mantenha ao longo deste ano, impulsionado pelo avanço da vacinação contra o coronavírus e pela retomada das atividades econômicas. No entanto, é necessário acompanhar de perto os desdobramentos da conjuntura internacional e as políticas econômicas adotadas pelo governo para garantir uma recuperação sustentável e sólida da economia brasileira.