Aumento de crimes no litoral norte e Baixada Santista de São Paulo mesmo com reforço policial durante o verão

Durante a primeira metade deste verão, o litoral norte de São Paulo e parte da Baixada Santista registraram um aumento nos índices de crimes como roubos e furtos, mesmo com o reforço no policiamento. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a cidade de Peruíbe, na Baixada Santista, teve um aumento de 5,5% nos casos de roubos e um alarmante crescimento de 56,3% nos furtos, totalizando 336 ocorrências neste verão.

No litoral norte paulista, as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba apresentaram um aumento de 23,3% nos roubos, com 196 registros comparados aos 159 do mesmo período do ano anterior. Já em Ilhabela, houve um aumento expressivo de 54,3% nos casos de furtos, com 125 ocorrências entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Para tentar conter esses índices preocupantes, a Operação Verão foi iniciada em 18 de dezembro, com um reforço de 3.108 agentes policiais em todo o litoral paulista. A ação resultou na prisão de 821 pessoas, incluindo 311 procurados pela Justiça, além da apreensão de 577,6 kg de drogas e 89 armas, incluindo fuzis de uso restrito.

No entanto, a letalidade da Operação Verão tem sido alvo de críticas por parte de organizações da sociedade civil. Até o momento, pelo menos 39 mortes foram registradas desde o início da operação, após o assassinato do soldado da Rota Samuel Cosmo em 2 de fevereiro.

Diante deste cenário preocupante, a SSP afirma que continua reorientando suas ações de acordo com as ocorrências registradas e que 300 agentes permanecerão na região de Santos. A Operação Verão, que tinha previsão de encerramento em 23 de fevereiro, foi prorrogada pelo secretário de segurança Tarcísio de Freitas, do Republicanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo