O leilão para a concessão do projeto de Parceria Público-Privada está marcado para o dia 29 de fevereiro, na Bolsa de Valores de São Paulo. Com expectativa de investimentos no valor de R$ 13,5 bilhões, o projeto também incluirá a responsabilidade da empresa vencedora sobre a Linha 7-Rubi, que atualmente é gerida pela Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM).
Prevê-se que os três modelos de trem estejam em operação simultaneamente até 2031, atendendo a uma demanda de mais de meio milhão de passageiros por dia. Além disso, os técnicos projetam um aumento contínuo na demanda ao longo dos anos, chegando a transportar 672 mil passageiros diariamente até 2050.
A iniciativa beneficiará 11 municípios ao redor dos trechos dos modais, totalizando uma população de 15 milhões de pessoas. Trabalhadores que necessitam viajar diariamente entre Jundiaí e Campinas serão diretamente beneficiados, como atesta o morador de Jundiaí, Ednilson Pereira Rosa, que acredita que o trem facilitará o deslocamento entre as cidades.
Além de contribuir para a mobilidade urbana na região, o TIC Eixo Norte também terá impactos positivos na geração de empregos, na valorização imobiliária e na atração de investimentos. A redução do número de veículos nas rodovias também está prevista, o que pode diminuir acidentes e promover a sustentabilidade, uma vez que o projeto prevê o uso de trens elétricos.
Com milhões de veículos percorrendo o trecho entre São Paulo e Campinas anualmente, a implementação do Trem Intercidades se apresenta como uma solução eficaz para desafogar as vias e oferecer uma alternativa de transporte seguro e eficiente para os moradores da região.