SÃO PAULO – Inscrições abertas para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas até 15 de março

Está aberta a oportunidade para os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o Brasil participarem da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de março, dando a chance aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de testarem seus conhecimentos matemáticos em uma competição nacional.

Promovida pelo renomado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Obmep é dividida em duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva com 20 questões, enquanto a segunda envolve uma prova discursiva com 6 questões. Os participantes são divididos em três níveis, de acordo com seu grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Esta edição da Olimpíada distribuirá um total de 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Além disso, aqueles que receberem a premiação nacional terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), uma iniciativa importante para incentivar a pesquisa e o estudo da matemática entre os jovens talentos do país.

Com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar novos talentos, a Obmep desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social e na disseminação do conhecimento matemático no Brasil. O cronograma da competição inclui a prova da primeira fase em 4 de junho, a divulgação dos aprovados para a segunda fase em 2 de agosto, a realização da prova da segunda fase em 19 de outubro e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

Para mais informações detalhadas sobre requisitos, prazos e regras de participação na Obmep, os interessados podem acessar o regulamento disponível no site oficial da competição. Esta é uma oportunidade imperdível para os estudantes interessados em desafiar seus conhecimentos matemáticos e mostrar todo o seu potencial. Vamos valorizar e incentivar o estudo da matemática no Brasil!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo