Grupo de trabalho no Congresso solicita suspensão da vacinação infantil contra a covid-19 determinada pelo Ministério da Saúde.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) fez uma declaração contundente durante seu pronunciamento nesta terça-feira (27), revelando a formação de um grupo de trabalho no Congresso para lidar com as questões relacionadas à vacinação infantil contra a covid-19. Segundo Girão, essa vacinação foi determinada como obrigatória pelo Ministério da Saúde, o que gerou preocupação e mobilização por parte dos parlamentares.

Após uma sessão temática realizada no Plenário na segunda-feira (26), o grupo de trabalho, liderado pelo médico e deputado federal Dr. Luiz Alberto Ovando (PP-MS), identificou a necessidade de uma intervenção do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, para solicitar a suspensão imediata da vacinação. Girão destacou a singularidade da exigência brasileira em comparação com outros países, sendo o único a impor a vacinação infantil obrigatória contra a covid-19.

Durante os debates no Plenário, Girão resumiu as intervenções de profissionais da saúde brasileiros e estrangeiros, cientistas, pesquisadores e membros da sociedade que se posicionaram contra a obrigatoriedade da vacinação. Ele mencionou a ausência da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que não compareceu e nem enviou representante para explanar sobre o assunto.

O senador ressaltou também as informações apresentadas durante a sessão temática, que apontaram para o baixo risco da covid-19 em crianças até os dez anos de idade. Além disso, ele mencionou a posição da Organização Mundial de Saúde (OMS), que não recomenda a vacinação obrigatória contra a covid-19 em crianças menores de cinco anos.

Girão questionou a eficácia da vacina aplicada nas crianças brasileiras, alegando que a Pfizer Whuan de 2019 estaria obsoleta e que ainda não teria passado por todos os testes de segurança a médio e longo prazos. Diante desse cenário, o grupo de trabalho no Congresso se comprometeu a pressionar o governo federal, por meio do presidente da Casa, para a suspensão da obrigatoriedade da vacinação infantil contra a covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo