São Paulo em alerta: semana de calor, chuva intensa e ventos fortes com risco de quedas de árvores e alagamentos

O estado de São Paulo enfrenta mais uma semana de calor intenso, com previsão de pancadas de chuva e ventos fortes, alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Regiões como a região metropolitana de São Paulo e o litoral estão sob alerta laranja do órgão federal, o que indica perigo de chuvas intensas. Enquanto isso, municípios como Paraibuna, a 124 km da capital, ainda se recuperam dos estragos causados pelos temporais recentes, com a Prefeitura de Paraibuna declarando situação de emergência após a forte chuva do último sábado, que resultou em danos como a queda de parte do muro do cemitério local.

O rio Paraitinga também não escapou das consequências das fortes chuvas, atingindo a marca de 5,30 metros acima da calha e afetando 150 imóveis em São Luiz do Paraitinga, a 174 km de São Paulo. A Defesa Civil estadual alerta para a variação de nebulosidade em todo o estado nesta segunda-feira, com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de raios e ventos. O órgão também ressalta o aumento gradual das temperaturas, gerando uma sensação de calor e abafamento.

Na capital paulista, a temperatura pode chegar a 27°C nesta segunda-feira, mas a previsão é de aumento para 33ºC na quarta-feira. Em Santos, na Baixada Santista, os termômetros devem atingir 38°C no mesmo dia, com previsão de pancadas de chuva ao longo da semana. A tendência é de tempo ensolarado na terça-feira, com rápida elevação das temperaturas ao longo do dia.

No entanto, o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura de São Paulo alerta para a chegada da brisa marítima no final da tarde de terça-feira, que pode favorecer a ocorrência de pancadas isoladas de chuva na região metropolitana. Até o momento, fevereiro acumulou 165,3 mm de chuva, representando 75,4% da média esperada para o mês, segundo dados do CGE.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo