A iniciativa visa permitir que os cidadãos desempregados possam continuar em busca de emprego e cumprir suas obrigações diárias sem se preocupar com os custos de transporte. As credenciais são válidas por 90 dias e não são renováveis, sendo distribuídas para trabalhadores demitidos entre 30 e 180 dias.
Para solicitar a credencial nos trilhos, é necessário comparecer ao posto de emissão localizado na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os documentos exigidos são RG ou outro documento oficial com foto, CPF, carteira de trabalho com baixa do último emprego e documento de rescisão do último contrato de trabalho.
Ao utilizar a CPTM e o Metrô, os passageiros devem apresentar a credencial e a carteira de trabalho nas catracas. Além disso, os bilhetes especiais do desempregado podem ser utilizados até perderem a validade. Em 2023, foram emitidas 24.446 credenciais, um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
Já para solicitar o benefício nos ônibus intermunicipais da EMTU, é necessário residir ou ter trabalhado no último registro no ABC paulista, em São Mateus, Jabaquara ou em Mauá. A carteira tem validade de 28 dias e deve ser solicitada por telefone, com a apresentação de diversos documentos.
O compromisso da STM em fornecer transportes públicos acessíveis e facilitar a vida dos cidadãos desempregados tem beneficiado milhares de pessoas, garantindo mobilidade e apoio nesse momento delicado. Por meio dessas iniciativas, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos busca contribuir para a retomada da empregabilidade e o bem-estar da população.