Nesta sessão, não houve indicadores ou balanços relevantes na Europa, então os investidores estavam mais atentos aos comentários da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que afirmou que a inflação tem desacelerado significativamente.
No setor corporativo, a Zealand Pharma teve um bom desempenho após divulgar resultados promissores de um estudo sobre um medicamento para disfunção metabólica. Já as ações das companhias aéreas tiveram desempenhos mistos, com a Ryanair anunciando possíveis aumentos nas tarifas do pico do verão de 2024 na Europa.
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,37%, a 495,43 pontos, após atingir picos históricos nos pregões anteriores. Em Londres, o FTSE 100 fechou em baixa de 0,29%, em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,02%, e o CAC-40, referencial da Bolsa de Paris, cedeu 0,46%.
As ações da Ryanair operaram estáveis, enquanto a easyJet teve alta de 2,27% e a IAG avançou 1,47%. Por outro lado, a Zealand Pharma teve uma valorização de 36%, impulsionada pelos resultados positivos de um estudo em parceria com a Boehringer Ingelheim.
Em outros mercados europeus, a Barry Callebaut cedeu 1,74% devido ao anúncio de redução de quase um quinto de seu quadro de funcionários. O FTSE MIB em Milão recuou 0,44%, o PSI 20 em Lisboa teve baixa de 1,00%, e o IBEX 35 em Madri subiu 0,08%.
A expectativa agora é pela divulgação dos novos dados de inflação dos EUA e como isso poderá impactar o mercado global. Os investidores permanecem atentos às movimentações e aguardam novos desenvolvimentos nos próximos dias.