EPA aprova venda de gasolina E15 durante todo o ano a partir de 2025, desapontando associação de empresas de etanol.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) aprovou na quinta-feira, 22, um pedido feito por oito governadores dos Estados do Meio-Oeste do país para permitir a venda de E15 (gasolina com mistura de 15% de etanol) durante todo o ano. A implementação dessa medida, no entanto, só irá ocorrer em 2025, de acordo com a agência.

O pedido foi feito no mês de abril deste ano pelos governadores de Illinois, Iowa, Minnesota, Missouri, Nebraska, Ohio, Dakota do Sul e Wisconsin. Atualmente, a mistura é proibida entre 1º de junho e 15 de setembro, devido aos temores de que ela possa contribuir para o aumento da poluição em dias quentes.

A Associação de Combustíveis Renováveis (RFA), que representa empresas do setor de etanol, expressou decepção com a decisão da EPA de adiar a implementação para o próximo ano. O CEO da associação, Geoff Cooper, afirmou em nota que o adiamento cria incerteza e confusão sobre a disponibilidade de E15 durante o verão deste ano no Hemisfério Norte.

Nos últimos dois anos, o governo dos EUA concedeu autorizações excepcionais para a venda de E15 durante os meses de verão. Essa medida de permitir a venda do combustível com maior teor de etanol visa promover o uso de energias renováveis e reduzir a dependência do petróleo.

A decisão da EPA de aprovar o pedido dos governadores, embora com prazo de implementação apenas para 2025, representa um passo importante para a indústria de biocombustíveis nos Estados Unidos. A expectativa é de que a medida traga benefícios para o meio ambiente e promova a sustentabilidade no setor de combustíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo