Temporal no Rio deixa cinco mortos, desabrigados e inúmeras ocorrências de desastres naturais em diversas regiões do estado.

Após as fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro na noite de quarta-feira (21), a Defesa Civil reportou cinco mortes em decorrência do temporal. De acordo com o órgão municipal de Japeri, localizado na Baixada Fluminense, duas mortes foram registradas na região: um menino de dois anos e uma mulher de 24 anos faleceram em desabamentos em locais distintos.

A prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, relatou em suas redes sociais que mais de 168 milímetros de chuva foram registrados em apenas seis horas, levando o município a decretar estado de calamidade pública. Ela afirmou que o governo estadual e federal estão enviando ajuda para mais de 17 bairros afetados, expressando solidariedade às famílias atingidas.

Além de Japeri, as cidades de Nova Iguaçu e Barra do Piraí também sofreram com as consequências das chuvas. Em Nova Iguaçu, dois homens perderam suas vidas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco. As situações de emergência e deslizamentos também afetaram a região, inclusive com um vídeo que viralizou mostrando um jovem resgatando uma família que estava presa num veículo ilhado. O ato de heroísmo ocorreu em Nova Iguaçu e foi protagonizado por Marcos Vinícius Vasconcelos, de 20 anos.

Em Barra do Piraí, um deslizamento atingiu um prédio residencial de três pavimentos, resultando na morte de uma mulher e deixando outras possíveis vítimas soterradas. Os bombeiros continuam as operações de resgate na área.

As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para 137 ocorrências relacionadas às chuvas ao longo do estado do Rio de Janeiro nas últimas 24 horas. O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, afirmou que a operação de resposta aos desastres conta com uma grande mobilização, incluindo resgate em estruturas colapsadas, busca de vítimas e monitoramento das áreas atingidas.

No momento, há riscos hidrológicos e geológicos em diversas regiões, com previsões de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra em áreas como Nova Iguaçu, Japeri, Paracambi, entre outras. As autoridades seguem monitorando a situação e realizando as operações necessárias para garantir a segurança da população diante dos impactos do temporal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo